Preconceitos # 1


Eu acho que a nossa sociedade em geral, critica negativamente, coisas que não conhece verdadeiramente. Por exemplo, se estiverem na rua e passarem por um senhor bem vestido, com o cabelo arranjado e tal, «é doutor, tem um bom emprego, é boa pessoa»; no entanto se virem, um senhor com o cabelo relativamente grande e sem grande aparência de estar arranjado e com umas calças rasgadas, «é um bandido,  não trabalha, anda metido nas drogas, é má pessoa». Ou então se uma jovem com menos de dezoito anos, andar com uma criança relativamente pequena ao colo, as pessoas não pensam na hipótese de ser irmão, ou de primo, ou sobrinho, ou apenas um filho de uns amigos dos pais, as pessoas pensam logo «aí que este mundo anda perdido, tão nova e já com um filho» e depois ainda fazem comentários absurdos. Ou então quando um jovem rapaz, tem piercings ou brinco, as pessoas não tentam perceber, julgam logo «havia de ser meu filho, para ver se andava assim?» É uma coisa que eu não percebo e que me revolta ! Porquê ? Porque é que as pessoas não podem andar na rua como querem, porque é que têm de julgar tudo aquilo que vêm ? Porque é que têm que julgar o que é diferente?
O problema é que as mais duras críticas surgem por parte de pessoas que supostamente têm mais experiência de vida, ou seja, esperava dessas pessoas, uma maior compreensão. Que uma criança de 5 anos que veja uma rapariga com 18 anos, por exemplo com uma criança ao colo e pense automaticamente que a rapariga é mãe da criança é compreensível. Mas pessoas que já viram de tudo neste mundo, dizerem isso é um bocado chocante, digo eu, mas é apenas a minha opinião !
Sobre este assunto há muito mais para dizer, mas por hoje, fico-me por aqui !

Juliana Rodrigues*

Comentários

Mensagens populares