Opções


Bem, já terminei o 11º ano, fiz ontem o último exame da 2ª fase, de qualquer modo, com ou sem ele, já passei de ano, por isso ...
Estou quase a iniciar a fase final do secundário, ou seja o 12º ano e como tal é preciso fazer escolhas, é preciso optar pelas disciplinas, que nos dão melhores horários, melhores notas e por aquelas que nos possam vir a ser úteis no futuro, e a questão é: Biologia? Geologia? Química? Física? Psicologia? API?
Em princípio haveria duas que excluía logo, Física e API, porque não são disciplinas que me cativem, sei que se me metesse em alguma desta disciplinas era para descer a média de certeza. Bem agora só restavam quatro disciplinas, eu só tinha que escolher duas, mas o processo é mais complicado do que parece. Geologia é uma disciplina de que eu até gosto e as minhas notas até não foram assim más, mas não me traz nada de útil para o futuro. Biologia é a disciplina que eu tenho a certeza que ia escolher, é uma disciplina que não foi aquilo que eu esperava, nestes dois últimos anos, mas é-me útil para o futuro, acho eu.
Química ou Psicologia? Eis a grande questão. Química poder-me-ia ser mais útil no futuro, ou seja, na faculdade. Mas psicologia poderá proporcionar-me melhores horários, ou seja, mas tempo para estudar as disciplinas essenciais. No início achava que era Psicologia sem dúvida, depois achava que como provavelmente precisava de Química na universidade que era melhor optar por Química, finalmente decidi por Psicologia, porque até gosto de Química, mas não sou lá grande aluna e se quero subir a minha média tenho que ter boas notas para o ano e não convém ter (mais) uma disciplina a descer-me a média.
Só espero ter feito a opção correta e espero não me arrepender. Uma vez que fiz esta escolha, provavelmente vou novamente parar a uma turma em que não haja ninguém que eu conheça, uma turma em que me sinto completamente sozinha, vai ser mais uma batalha, ... mas isso depois passa.
Espero sinceramente que psicologia seja uma disciplina acessível e espero safar-me bem. Espero ter escolhido o "caminho" certo.

Juliana Rodrigues*

Comentários

Mensagens populares