LIÇÃO 1



Estamos a poucos dias de 2014, queria nestes dias que faltam apresentar-vos algumas das lições mais importantes que eu aprendi este ano. E esta é a primeira.
Esta é a hora em que todos pensam naquilo que fizeram bem, naquilo que fizeram menos bem, no que querem mudar no próximo ano, no que querem manter e nos desejos, que esperam que se realizem.
«Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos velhos» é sobretudo isto que eu queria transmitir e é isto que eu pretendo que se concretize. 
Este ano não foi nem completamente bom, nem completamente mau, foi razoável. Aprendi que a nossa personalidade pode ser moldada se nós quisermos realmente que ela mude, há coisas que são nossas e que não podemos mudar mesmo que queiramos muito mas podemos sempre atenuar a situação e tornar isso menos evidente. Reparei que, ao longo do tempo, me tinha tornado uma pessoa rancorosa e com "sede de vingança", não é que seja o traço mais evidente da minha personalidade mas era dos mais evidentes e isso não era bom nem para mim nem para os que me rodeiam. A verdade é que eu pensava que as coisas tinham que ser «olho por olho, dente por dente», ou seja, achava que todos aqueles que me faziam mal, mais tarde ou mais cedo, eu ia retribuir-lhes na mesma moeda. Cheguei à conclusão que «olho por olho e o mundo acabará cego», achava eu que podia perdoar e continuar a querer vingança mas, felizmente, percebo que não é assim. Se as pessoas me fizeram mal é porque certamente tiveram algum motivo para o fazer, e se me pediram desculpa, mais do que uma vez, é porque estão realmente arrependidas, aceito o pedido de desculpa e pronto, fim do assunto. Como é lógico não vou esquecer o que me fizeram mas não vou querer que passem pelo mesmo e muito menos vou querer "fazer justiça com as minhas próprias mãos", se é que este é o termo correto.
Como se costuma dizer: «Ano Novo, Vida Nova» é precisamente isso que eu procuro fazer neste novo ano, ter uma vida nova, com sentimentos positivos e nada de guardar rancor, isso só nos consome por dentro e não traz absolutamente nada de bom. 

«O orgulho ferido leva ao rancor, que leva à vingação e ao mau caráter..
Não deixe que esses sentimento maus acabem com a sua integridade física e mental.
Não queira discutir um assunto, que não resultará em algo positivo ...»

Sejam felizes,
Juliana Rodrigues*

Comentários

Mensagens populares