Uma aventura no secundário # 1


Um olá especial para ti que por algum motivo desconhecido estás a ler a minha publicação.
Está prestes a terminar mais uma etapa da minha vida, o ensino secundário. Se tudo correr bem nos exames nacionais encerro, ainda este ano, a fase de estudante do secundário. E, por isso, hoje decidi falar-te acerca da minha vida nestes últimos três anos.
A minha adaptação à escola não foi fácil, não sei se já escrevi sobre isto aqui no blog, mas sei que já disse três mil vezes que sou uma pessoa demasiado tímida e como deves perceber, isso não ajudou muito à minha adaptação e, ainda por cima, calhei numa turma onde não conheci ninguém. Comecei a conhecer as pessoas da minha nova turma e até fiz alguns amigos, as pessoas eram simpáticas, mas não era nada parecido com a turma que eu tinha tido deste a primária e até ao final do básico. Ganhei confiança com algumas pessoas e as amizades foram evoluindo, estava a começar a sentir-me integrada. O décimo primeiro ano foi o ano em que me adaptei totalmente às pessoas, à minha turma e à escola, já me parecia tudo muito mais normal. Até que chegou a altura de fazer opções, que disciplinas vamos escolher no décimo segundo ano? Se por um lado queria melhores notas, por outro lado, não queria perder o contacto com aquelas pessoas que se tinham tornado minhas melhores amigas. A decisão não fácil mas eu escolhi a primeira opção e não me arrependo.
No décimo segundo ano, entrei numa turma com 31 alunos que só tinha dois rapazes e, nesta turma eu não conhecia quase ninguém e as pessoas que conhecia eram pessoas com quem não falava muito, ou seja, voltamos à estaca zero.  O décimo segundo ano foi, de todos, o ano que passou mais rápido, ainda ontem estava a entrar na sala cheia de pessoas desconhecidas e hoje, as pessoas continuam a ser um bocadinho desconhecidas mas, as aulas já acabaram. Acho que conheci muito pouco desta minha última turma e eles, simplesmente, não conheceram nada de mim. A culpa não foi deles, nem minha, a culpa foi da minha personalidade. Adorei o pouco que conheci de todas aquelas pessoas, acho que nem perceberam que me ajudaram a crescer a nível de mentalidade. Este foi sem dúvida o ano em que cresci mais, em termos psicológicos, sinto-me muito mais preparada para o mundo lá fora. Fez-me bem lidar com personalidades fortes.
Com isto, despeço-me de ti, espero voltar cá em breve mas não ando lá muito inspirada.
Se vais ter exames nacionais, boa sorte.

«Não podemos controlar os eventos à nossa volta, mas temos o poder de agir diante do que nos acontecer.»


Fica bem e sê feliz,
Ju

Comentários

Mensagens populares