Uma Aventura no Secundário # 6



Olá, o tema mais votado na sondagem que se encontra aqui ao lado, com um voto, foi o tema do secundário. Já é a sexta publicação que eu vou fazer sobre isto e mantenho-a nas votações porque acho que ainda há muito a dizer sobre o secundário, nomeadamente os professores, as rotinas, as disciplinas, entre outras coisas, hoje vou falar das disciplinas e do meu curso.

No final do 9º ano eu estava muito indecisa sobre que curso escolher. Eu sabia que não queria artes de maneira nenhuma, porque não tenho jeito nenhum para desenhar nem nada que se pareça, também não me via em ciências socioeconómicas, restavam-me os cursos de línguas e humanidades ou ciências e tecnologias ou então um curso profissional. Eu não sabia bem o que era um curso profissional e só havia um que era capaz de me interessar, acabei por não o escolher e mais tarde arrependi-me disso, os estágios foram em sítios nos quais eu quero trabalhar e por isso fiquei "arrependida" por ter seguido o ensino regular. Entre humanidades e ciências, eu ainda fiquei na dúvida uns bons tempos, eu era boa aluna a ciências e a físico-química, mas era melhor aluna a geografia e a história, no entanto, foi a área das ciências que falou mais alto. Disseram-me que o curso de ciências era aquele que "dava para tudo" e lá fui eu.
Antes de as aulas começarem já toda a gente me tinha avisado que a matemática não era fácil e a verdade é que não é, mas também não é um bicho de sete-cabeças. É a disciplina mais "puxada", é verdade, mas com esforço e dedicação tudo se consegue. Para ser sincera, esta disciplina foi a disciplina mais desmotivadora que eu tive ao longo destes três anos, eu estudava, eu lia os apontamentos, eu fazia exercícios e os resultados nunca eram bons. O único ano em que consegui resultados minimamente bons, foi o décimo segundo. No primeiro período eu achei que ia realmente conseguir uma boa nota a matemática, mas isso não aconteceu, acabei com dez. Para ser mais sincera ainda, acho que podia ter trabalhado mais, eu fiz o que me exigiam, devia ter feito mais, porque eu sabia que a matemática não era o meu forte. Se fores para um curso com matemática A, estuda o mais que conseguires, não descures as outras disciplinas, mas nesta tu tens que te empenhar a sério e não desanimes se os resultados não forem os que esperas.
Física e Química, outra disciplina que me deu cabo do juízo, mais a física do que a química. Esta disciplina não me diz nada em concreto, ao fim de dois anos eu só queria que isto acabasse. Movimentos, experiências e mais não sei o quê, não dava para mim, era parecido com o básico, a única diferença eram as minhas notas que não estavam a ser lá muito boas. No entanto, eu com esta disciplina nem me chateei muito, deixei andar. 
Biologia e Geologia, esta disciplina não foi a que eu mais gostei, mas foi uma das que eu mais gostei, acho que se aprendem coisas realmente úteis para quem quer seguir áreas relacionadas com isto. A minha opinião é que geologia é mais fácil do que biologia, mas tenho muitos colegas que discordam.
Biologia (12 º ano), foi uma disciplina em que fizemos tudo com muita calma, não nos precipitamos com a matéria, demos a matéria mas sem aquela pressão dos exames, o que fez com que tudo fosse mais fácil. Nesta disciplina aprendi coisas que me podem realmente ser úteis no futuro, mas aprendi outras que não me vão fazer falta nenhuma. 
Português, eu gosto muito desta disciplina, porque é a nossa língua, é a nossa identidade. Custa ler as obras do programa? É lógico que custa, na minha opinião, o Memorial é mais fácil de ler do que os Maias, até porque eu li o Memorial até ao fim, mas os Maias nem até meio li, para minha sorte não saiu no exame nacional. De resto, português foi uma das disciplinas que eu mais gostei, até porque adoro ler e adoro escrever por isso não há muito mais a dizer.
Educação Física, tenho a dizer que gostei mais desta disciplina no secundário do que no básico, não só por ter notas muito melhores, mas porque os exercícios eram muito mais motivadores, não era "tudo ao molho e fé em Deus", eram coisas organizadas.
Moral, escolhi não ter esta disciplina no décimo segundo ano, por uma questão de tempo, esta disciplina podia vir a ocupar-me uma tarde inteira e eu precisava dessa tarde para estudar, sei que se precisasse de faltar o professor não se iria importar, no entanto, não gosto de falhar aos meus compromissos e iria ter que o fazer algumas vezes.
Inglês, era inglês. Cheguei à conclusão que devia ter escolhido espanhol, isso ia melhorar a minha média. Isto porque eu não era lá grande aluna a inglês.
Filosofia, esta foi a minha disciplina preferida de todo o secundário, eu sei que a maioria das pessoas detesta filosofia, mas eu amei esta disciplina. As coisas que eu aprendi podem até nem se úteis no futuro mas achei todas as matérias muito interessantes e era a disciplina na qual eu conseguia melhores resultados e nem tinha que me esforçar muito, porque gostava realmente daquilo que estava a estudar.
Psicologia (12 º ano), esta disciplina funcionou base de debates e de trabalhos de grupo e, sem dúvida, que isso ajudou a que eu gostasse realmente desta disciplina, as aulas passavam super rápido e conseguíamos sempre aprender as mais variadas coisas. Se me perguntares o que é que vem no livro, eu provavelmente não te sei responder mas se me perguntares como é que está o meu espírito de equipa, posso-te dizer que está bem mais apurado agora.

Bem, se vais agora iniciar um novo ano, se vais agora iniciar o secundário, espero que tenhas escolhido o que realmente querias, até ao final de Dezembro, se não te conseguires adaptar ao curso, se achares que aquilo não é para ti, ainda podes mudar. Se já estás a meio do secundário, espero que estejas feliz com a tua escolha, se não estiveres, estás a tempo de mudar, sabes que sim, boa sorte para o futuro e agarra isso com força. Se estás a terminar o secundário, aproveita as férias que te restam porque o último ano é duro mas não é nada que não se aguente, força nisso. Se já acabaste o secundário, estamos juntos, boa sorte para o que aí vem.

«Escolhe um trabalho que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida»

Consulta as outras publicações desta rubrica aqui. Vota na sondagem do lado e se quiseres ver tratado algum tema em especial deixa um comentário, obrigada. E obrigada à pessoa que votou.

Um beijinho no coração, fica bem e sê feliz, 
Ju.

Comentários

Mensagens populares