Amizade à distância




Boa tarde.
Tenho mil e uma coisas para fazer, tenho que estudar para três exames e a coisa não está fácil, no entanto, tenho os meus pensamentos completamente desorganizados e não consigo sequer 'fazer de conta' que estudo. Já não desabafo aqui há algum tempo e acho que está na altura de o fazer. 

Como já vos disse, num dos últimos dias de Setembro do ano que acabou, comecei uma nova vida, uma vida a 600 kms de casa, num sitío que me era totalmente desconhecido, com pessoas que nunca na minha vida tinha visto, não tinha ninguém comigo para além de mim. Foi muito duro, a primeira semana foi horrível, estar longe de casa, da minha família, dos meus amigos, das minhas coisas. Nessa semana, sempre que falava com os meus pais ou com alguém que me fosse muito próximo, ficava com um nó na garganta e as lágrimas teimavam em aparecer, não estava a aguentar a ideia de viver longe, nunca tinha passado muito tempo longe de casa e ter que viver longe de casa, não era um dos meus planos para um futuro próximo. No primeiro fim de semana tive necessidade de vir a casa, foi bom enquanto cá estive mas foi demasiado duro volta, entrar no comboio e partir com os meus pais do lado de fora da janela não foi fácil. As semanas seguintes continuaram a ser duras, no entanto, comecei a conhecer as pessoas e a cidade e as coisas foram ficando mais fáceis. Já não me importo de lá estar, já não sinto tanto a falta de casa, no entanto, a minha casa é a minha casa e é aqui que me sinto melhor. Ainda sinto falta de casa, não tenho nada que me prenda aquela cidade mas já não me sinto deslocada, já me sinto minimamente bem.
Quanto à distância? Eu achava que ia ser fácil lidar com a distância, achava que ia continuar a falar com as pessoas todos os dias, achava que não havia muita coisa que pudesse mudar, estava enganada, redondamente enganada. Eu sempre achei que os amigos que fiz no secundário não iam durar muito tempo, alguns iam continuar durante mais dois ou três anos e depois nunca mais nos íamos falar, outros íamos deixar de nos falar assim que o secundário acabasse e, há os resistentes, que são muito pouco e são os que os que podem ficar para o resto da vida. Estar longe fez-me perceber que, quanto a esta minha teoria, eu não estava assim tão enganada quanto isso, fez-me perceber, também, quem são os amigos que vão estar comigo para o resto da vida. Tenho a certeza que vou partilhar o meu futuro com as pessoas que, durante os primeiros dias, se preocuparam em perguntar como é que eu estava, com as pessoas que me ligam, às vezes, a meio da semana só para dizer 'olá' e para perguntarem se está tudo, com as pessoas que fazem um esforço para estar comigo quando regresso a casa, com as pessoas que, com pequenos gestos, me fizeram perceber que a distância não era um problema assim tão grande. Espero um dia puder retribuir, a estas três ou quatro pessoas, o carinho e a amizade que demonstram, porque me fizeram sentir mais perto de casa e fizeram-me perceber que os verdadeiros vão lá estar quer esteja eu na China ou em casa.
Bem, com  isto tudo ainda não vos falei dos meus novos amigos e não posso acabar esta publicação sem falar deles. São pessoas completamente espetaculares e é o facto de ter conhecido pessoas maravilhosas que não me deixa arrependida de ter deixado a minha cidade para seguir o meu sonho. Pretendo passar os próximos anos da minha vida a aprender ao lado deles, sei que não vai ser fácil mas acredito que aquilo que construímos em tão pouco tempo tem pernas para andar. Já os considero família e sei que não me vão abandonar em circunstância alguma.

Se estão a ponderar entrar na Universidade e querem ir para longe de casa mas têm medo daquilo que podem deixar para trás, não tenham medo, o que tiver que acontecer acontecerá, não vos mentir, não vai continuar tudo igual mas os vossos verdadeiros amigos, aqueles que realmente se preocupam convosco, vão continuar do vosso lado. A distância, nos dias de hoje, é fácil de superar, podemos mandar mensagens, ligar, fazer video-chamadas, podemos estar perto daqueles de quem mais gostamos na mesma. Não vai ser tarefa fácil mas a tua vida vai, muito provavelmente, mudar para melhor. Tenham coragem, sigam os vossos sonhos, o que tiver que acontecer, acontecerá.


Um beijinho no coração, fica bem e sê feliz,
Ju

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares