Bullying #1


Todos nós temos conhecimento desta realidade, uns mais, outros menos, mas todos sabemos que isto é real, sabemos que todos os dias há alguém a ser maltratado por uns ignorantes que não sabem o que fazem ou dizem.
Nunca tive que lidar com este assunto de perto porque, felizmente, estive sempre rodeada de pessoas conscientes e que, apesar dos seus defeitos, não maltratavam ninguém. Frequentei uma escola básica que, muitos diziam, não ser muito bem frequentada, no entanto, nunca ouvi falar deste tipo de problemas, era uma escola pequena e toda a gente se conhecia, portanto, era difícil ocorrer este tipo de coisas. No secundário passei a frequentar uma escola maior e, apesar de não ter conhecimento deste tipo de casos, era possível que acontecessem, numa escola tão grande e com tanta gente é possível que haja alguém que não tenha o cérebro completamente funcional, no entanto, nunca me debrucei muito sobre o assunto, só há uns dias é que percebi que esta realidade estava mais perto de mim do que eu pensava.
Um destes dias abri a página inicial do meu facebook e as publicações davam conta da morte de um rapaz dois anos mais novo do que eu, que frequentava a escola secundária ao lado da que eu frequentei. As primeiras notícias não diziam muito acerca da causa da morte, pelo que eu pensei que tivesse sido uma "morte natural", com o passar das horas foram chegando notícias de que o rapaz era, possivelmente, vítima de bullying e, a sua morte terá sido a forma que ele arranjou de "escapar" disso. Depois disso já surgiram mil e uma versões do que poderá ter acontecido, não sei qual das hipóteses é a verdadeira, até porque não conhecia o rapaz, não conhecia o seu círculo de amigos e não sabia nada sobre ele.
Agora imaginem o facto de a primeira teoria ser a verdadeira. Já imaginaram o que leva alguém a cometer o suicídio? Já imaginaram o tamanho da sua dor? Já imaginaram o que essas pessoas devem ter sofrido nas mãos dos ignorantes que os maltrataram, dia após dia, até que a única solução que encontram é pôr fim à vida? É difícil de imaginar, não nos conseguimos pôr na pele de ninguém, não conseguimos sentir o que outros sentiram e, tudo o que conseguirmos imaginar será apenas uma pequenina parte daquilo que eles sofreram.
A maior parte dos casos de bullying acaba desta forma, com a vítima a pôr fim à vida porque não sabe como lidar com a situação. É urgente fazermos passar a mensagem para os que sofrem de que podem confiar naquelas pessoas que lhes são mais próximas, desabafem, falem sobre aquilo que vos preocupa, identifiquem os agressores e, vai existir certamente, uma forma de combater o problema. Aqueles que vos maltratam não são melhores do que vocês em nada, acreditem e lutem contra eles arranjem reforços e nunca desçam a nível deles. Se tiverem vergonha de falar com alguém que vos seja próximo e se for mais fácil falarem com o desconhecido, procurem alguém que achem que vos pode ajudar.
Espero que nenhum de vocês sofra com isso mas se sofrem, podem falar comigo, podem deixar um comentário em anónimo e eu ajudo-vos da forma que puder, não garanto que possa fazer muito mas posso tentar.

Certamente voltarei a falar deste tema mas numa outra perspetiva, deixando um apelo aos que maltratam os outros.

SEJAM FORTES, MANTENHAM-SE FIRMES
(Melhores dias virão)

Beijinhos no coração, fiquem bem e sejam muito felizes,
Ju 

Comentários

  1. Exatamente, infelizmente só a partir de agora vamos estar mais atentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabemos que acontece mas é aquela coisa de não estarmos à espera de que aconteça "connosco", isto é, quase à porta de casa.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares