A culpa NÃO é (só) do Ronaldo



Prometo que esta é a minha última publicação sobre o Euro, pelo menos até ao dia 10 de Julho.

No Real Madrid, o Ronaldo joga num plantel cheio de vedetas, joga ao lado de alguns dos melhores jogadores do Mundo é normal que tenha uma qualidade acima da média. Na seleção, o Ronaldo joga ao lado de jogadores que vêm de campeonatos diferentes, joga com jogadores que vieram de ligas menos competitivas e intensas do que a liga espanhola é normal que o rendimento dele baixe e a questão é exatamente essa. É isso que as pessoas não percebem, o futebol é um jogo coletivo e, para que um jogador se destaque, precisa de apoio e precisa que a equipa se una em torno do mesmo objetivo. Os jogadores da mesma equipa não podem, dentro do campo, lutar para serem uns melhores do que os outros (isso até podia ser bom, até um certo ponto), não podem ter medo de arriscar só porque tá lá o Ronaldo e 'vou passar a bola porque ele se calhar até marca isto'. Tal como eles não se podem inferiorizar, o Ronaldo também não se pode superiorizar, não pode gritar com os colegas de seleção porque falharam e ele até podia ter marcado, não pode querer marcar todos os livres e todas as grandes penalidades mesmo quando não lhe está a sair bem, no fundo, não pode achar que é mais do que os outros (e sim, eu sei que ele tem estatuto, sei que ele é bom jogador e que tem o ego lá em cima mas tem que descer um bocadinho à terra quando está a jogar na seleção).

A culpa não é só do Ronaldo porque também é nossa.

Para que esta seleção consiga chegar a algum lado temos que aprender a ver para além do Ronaldo e ele também tem que aprender a ver para além dele próprio. Ele comete um erro e aparecem mil vozes de ofensa mas, rapidamente, aparecem os 'amantes da pátria' e 'fãs fanáticos' a defendê-lo com unhas e dentes, mesmo que a culpa seja dele. 

É preciso aprender a valorizar o coletivo.
É preciso aprender que a seleção é mais do que o jogador A ou B. 
É preciso perceber que o objetivo do futebol é unir as pessoas e não separá-las. 
É preciso ser mais português e menos 'especialista em futebol'


Se querem ver o que é realmente amor à pátria comecem a ver a Copa América e vejam o amor com que a seleção colombiana joga.

Comentários

Mensagens populares